O desenvolvimento de produtos que ofereçam o máximo de segurança aos seus consumidores faz parte da diretriz mundial da Honda, que investe constantemente em pesquisas voltadas para a criação de novas tecnologias. Acompanhando esta tendência, a empresa apresenta ao público brasileiro as motocicletas CB 300R e XRE 300 na versão com freios Combined ABS (C-ABS).
O sistema reúne os benefícios do ABS (Anti-lock Brake System) e do CBS (Combined Brake System). Enquanto o primeiro evita o travamento das rodas em frenagens bruscas, facilitando o controle do veículo em situações de emergência e permitindo manter seu controle direcional, o segundo distribui a força de frenagem entre as rodas dianteira e traseira, aumentando a eficiência e evitando o mergulho da suspensão dianteira e a perda de aderência do pneu traseiro.
Uma vez que as características técnicas e as formas de uso da CB 300R (street) e da XRE 300 (on-off road) diferem, o C-ABS aplicado a cada uma, apesar de ter basicamente a mesma concepção, apresenta algumas variações para se adaptar às realidades diversas.
Em ambas, o sistema conta com sensores de leitura nos freios dianteiro e traseiro, um módulo de controle que processa as informações fornecidas por estes sensores, cáliper de três pistões na dianteira, freio a disco na traseira, luz de advertência do funcionamento no painel e grafismo com identificação do C-ABS na carenagem, diferenciando as motocicletas de suas versões Standard.
A mudança fica por conta do “setting” específico aplicado ao sistema C-ABS da XRE 300, com tempo de pressurização mais rápido, uma vez que o ciclo de atuação do ABS em motocicletas de uso misto é mais curto. Tais características permitem que se mantenha o controle direcional da motocicleta mesmo em pisos de menor aderência. Este sistema é o primeiro desenvolvido pela Honda mundial exclusivamente para modelos on-off e passa a ser referência no segmento.
As novidades chegam à rede de concessionárias em outubro. A CB 300R estará disponível nas cores preta, vermelha, amarela metálica e prata metálica ao preço público sugerido de R$13.990,00. Já a XRE 300 será comercializada nas cores preta, vermelha e amarela metálica ao preço público sugerido de R$15.390,00. Estes valores têm como base o Estado de São Paulo e não incluem despesas com frete e seguro. Os modelos têm um ano de garantia, sem limite de quilometragem.
CB 300R: esportividade e força
A versão C-ABS da CB 300R chega à rede de concessionárias três meses após o lançamento de sua versão Standard, que já conquistou o motociclista brasileiro. Dentre os inúmeros fatores que contribuíram com este sucesso está seu design, que adota o conceito “street fighter”, transmitindo força na dianteira e leveza na traseira.
O conjunto frontal tem formas aerodinâmicas, com identidade visual marcante. O farol, com refletores multifocais, garante boa visibilidade noturna e sua carenagem, integrada ao conjunto, amplia a sensação de grande porte da motocicleta.
O tanque, com capacidade para armazenar 18 litros de combustível (três de reserva), possui linhas acentuadas, vincos e curvas que potencializam a robustez.
A traseira apresenta lanterna exclusiva e rabeta curta e afilada, reforçando sua leveza. O assento em dois níveis proporciona melhor ergonomia e garante o conforto tanto do piloto quanto do garupa. Para este há ainda alças em alumínio com formato agressivo, que oferecem conforto e segurança.
O motor de 291,6 cm3, DOHC (Double Over Head Camshaft), com duplo comando de válvula no cabeçote, monocilíndrico, quatro tempos, com quatro válvulas e radiador de óleo, confere à motocicleta agilidade na pilotagem urbana e desempenho superior nas estradas.
A alimentação é feita por sistema de injeção eletrônica de combustível PGM-FI (Programmed Fuel Injection), que permite funcionamento uniforme, acelerações progressivas e lineares, respostas imediatas e comando do acelerador mais suave e confortável. Tudo isso resulta em um torque máximo de 2,81 kgf.m a 6.000 rpm e em uma potência de 26,53 cv a 7.500 rpm.
O sistema de injeção eletrônica PGM-FI, aliado ao catalisador instalado no escapamento do modelo, faz com que ele atenda ao Promot 3 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares) em níveis bem abaixo dos estabelecidos pela legislação. Enquanto o limite é de 2 g/km de monóxido de carbono (CO), 0,3 g/km de hidrocarbonetos (HC) e 0,150 g/km de óxido de nitrogênio (NOx), a CB 300R emite 1,309 g/km de CO, 0,076 g/km de HC e 0,096 g/km de NOx.
O chassi, do tipo berço semiduplo em aço tubular, proporciona resistência às torções e excelente dirigibilidade. O modelo é equipado com partida elétrica e bateria selada, isenta de manutenção periódica.
As suspensões dianteira, do tipo garfo telescópico com 130 mm de curso, e traseira, do tipo monoamortecida com 105 mm de curso, oferecem estabilidade e conforto. A CB 300R utiliza pneus esportivos largos e de perfil baixo, que garantem estabilidade, tração e aderência. Já as rodas de alumínio de cinco raios duplos e 17’’ possuem desenho exclusivo, reforçando a esportividade.
O painel traz tacômetro de ponteiro em combinação com velocímetro, hodômetros total e parcial e marcador de nível de combustível no display digital, além de luzes indicadoras da injeção eletrônica, neutro, farol alto, sinalizadores de direção e de diagnóstico do sistema ABS.
A motocicleta conta também com o Sistema Honda de Proteção, composto por shutter-key (fechadura adicional acionada com chave sextavada e combinações magnéticas) e comb-lock (trava do guidão combinada à chave de ignição).
Jornalista Responsável: Ricardo Ghigonetto (Mtb. 14.150)
CB 300R com C-ABS
Especificações Técnicas
Categoria | Street Sport |
Motor | DOHC, 291,6 cm3, 4 tempos, 4 válvulas, arrefecido a ar |
Potência máxima | 26,53 cv a 7.500 rpm |
Torque máximo | 2,81 kgf.m a 6.000 rpm |
Diâmetro x curso | 79,0 x 59,5 mm |
Alimentação | Injeção eletrônica de combustível PGM-FI |
Relação de compressão | 9,0 : 1 |
Sistema de lubrificação | Forçada, por bomba trocoidal |
Sistema de ignição | Eletrônica |
Bateria | 12V – 6 Ah |
Farol (alto/baixo) | 60/55W |
Sistema de partida | Elétrica |
Capacidade do tanque | 18 litros (3,0 litros de reserva) |
Óleo do motor | 2,0 litros (1,5 litro para troca) |
Transmissão | 5 velocidades |
Transmissão final | Corrente com anéis de vedação |
Embreagem | Multidisco em banho de óleo |
Suspensão dianteira | Garfo telescópico com 130 mm de curso |
Suspensão traseira | Monoamortecida com 105 mm de curso |
Freio dianteiro | Disco simples de 276 mm de diâmetro com cáliper de três pistões |
Freio traseiro | A disco com 240 mm de diâmetro |
Pneu dianteiro | 110/70 – 17M/C (54H) |
Pneu traseiro | 140/70 – 17M/C (66H) |
Chassi | Berço semiduplo |
Altura do assento | 781 mm |
Altura mínima do solo | 183 mm |
Dimensões (c x l x a) | 2.085 x 745 x 1.040 |
Entre-eixos | 1.402 mm |
Peso seco | 148 kg |
Cores | Preta, vermelha, amarela metálica e prata metálica |
Preço | R$ 13.990,00 |
Ficha técnica Honda CB 300R:
Motor: | DOHC, monocilíndrico, 4 tempos, 4 válvulas, arrefecido a ar | |||||
Cilindrada: | 291,6 centímetros cúbicos | |||||
Potência máxima: | 26,53 cv a 7.500 rpm | |||||
Torque máximo: | 2,81 kg.f.m a 6.000 rpm | |||||
Diâmetro e curso: | 79,0 x 59,5 mm | |||||
Alimentação: | Injeção eletrônica de combustível PGM-FI | |||||
Ignição: | Eletrônica | |||||
Taxa de compressão: | 9,0:1 | |||||
Partida: | Elétrica | |||||
Bateria: | 12 V - 6Ah | |||||
Transmissão: | 5 marchas com transmissão final por corrente | |||||
Suspensão: | Dianteira por garfo telescópico com 130 mm de curso. Traseira monoamortecida com 105 mm de curso. | |||||
Freios: | Disco simples de 276 mm de diâmetro com pinça de pistão duplo na dianteira. Tambor com 130 mm na traseira. | |||||
Pneus: | Dianteiro, 110/70 - 17M/C (54H); Traseiro, 140/70 - 17M/C (66H). | |||||
Chassi: | Berço semiduplo | |||||
Dimensões: | 2.085 (comprimento), 745 mm (largura), 1.040 mm (altura); 1.402 mm (entre-eixos); 781 mm (altura do assento) e 183 mm (altura mínima do solo) | |||||
Tanque: | 18 litros (3 l na reserva) | |||||
Peso: | 143 kg a seco | |||||
Cores: | Preta, vermelha, amarela metálica e prata metálica | |||||
Preço: | R$ 11.490,00 |
Galeria: