O desenvolvimento de produtos que ofereçam o máximo de segurança aos seus consumidores faz parte da diretriz mundial da Honda, que investe constantemente em pesquisas voltadas para a criação de novas tecnologias. Acompanhando esta tendência, a empresa apresenta ao público brasileiro as motocicletas CB 300R e XRE 300 na versão com freios Combined ABS (C-ABS).




O sistema reúne os benefícios do ABS (Anti-lock Brake System) e do CBS (Combined Brake System). Enquanto o primeiro evita o travamento das rodas em frenagens bruscas, facilitando o controle do veículo em situações de emergência e permitindo manter seu controle direcional, o segundo distribui a força de frenagem entre as rodas dianteira e traseira, aumentando a eficiência e evitando o mergulho da suspensão dianteira e a perda de aderência do pneu traseiro.


Uma vez que as características técnicas e as formas de uso da CB 300R (street) e da XRE 300 (on-off road) diferem, o C-ABS aplicado a cada uma, apesar de ter basicamente a mesma concepção, apresenta algumas variações para se adaptar às realidades diversas.


Em ambas, o sistema conta com sensores de leitura nos freios dianteiro e traseiro, um módulo de controle que processa as informações fornecidas por estes sensores, cáliper de três pistões na dianteira, freio a disco na traseira, luz de advertência do funcionamento no painel e grafismo com identificação do C-ABS na carenagem, diferenciando as motocicletas de suas versões Standard.


A mudança fica por conta do “setting” específico aplicado ao sistema C-ABS da XRE 300, com tempo de pressurização mais rápido, uma vez que o ciclo de atuação do ABS em motocicletas de uso misto é mais curto. Tais características permitem que se mantenha o controle direcional da motocicleta mesmo em pisos de menor aderência. Este sistema é o primeiro desenvolvido pela Honda mundial exclusivamente para modelos on-off e passa a ser referência no segmento.


As novidades chegam à rede de concessionárias em outubro. A CB 300R estará disponível nas cores preta, vermelha, amarela metálica e prata metálica ao preço público sugerido de R$13.990,00. Já a XRE 300 será comercializada nas cores preta, vermelha e amarela metálica ao preço público sugerido de R$15.390,00. Estes valores têm como base o Estado de São Paulo e não incluem despesas com frete e seguro. Os modelos têm um ano de garantia, sem limite de quilometragem.

CB 300R: esportividade e força



A versão C-ABS da CB 300R chega à rede de concessionárias três meses após o lançamento de sua versão Standard, que já conquistou o motociclista brasileiro. Dentre os inúmeros fatores que contribuíram com este sucesso está seu design, que adota o conceito “street fighter”, transmitindo força na dianteira e leveza na traseira.


O conjunto frontal tem formas aerodinâmicas, com identidade visual marcante. O farol, com refletores multifocais, garante boa visibilidade noturna e sua carenagem, integrada ao conjunto, amplia a sensação de grande porte da motocicleta.


O tanque, com capacidade para armazenar 18 litros de combustível (três de reserva), possui linhas acentuadas, vincos e curvas que potencializam a robustez.


A traseira apresenta lanterna exclusiva e rabeta curta e afilada, reforçando sua leveza. O assento em dois níveis proporciona melhor ergonomia e garante o conforto tanto do piloto quanto do garupa. Para este há ainda alças em alumínio com formato agressivo, que oferecem conforto e segurança.


O motor de 291,6 cm3, DOHC (Double Over Head Camshaft), com duplo comando de válvula no cabeçote, monocilíndrico, quatro tempos, com quatro válvulas e radiador de óleo, confere à motocicleta agilidade na pilotagem urbana e desempenho superior nas estradas.


A alimentação é feita por sistema de injeção eletrônica de combustível PGM-FI (Programmed Fuel Injection), que permite funcionamento uniforme, acelerações progressivas e lineares, respostas imediatas e comando do acelerador mais suave e confortável. Tudo isso resulta em um torque máximo de 2,81 kgf.m a 6.000 rpm e em uma potência de 26,53 cv a 7.500 rpm.


O sistema de injeção eletrônica PGM-FI, aliado ao catalisador instalado no escapamento do modelo, faz com que ele atenda ao Promot 3 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares) em níveis bem abaixo dos estabelecidos pela legislação. Enquanto o limite é de 2 g/km de monóxido de carbono (CO), 0,3 g/km de hidrocarbonetos (HC) e 0,150 g/km de óxido de nitrogênio (NOx), a CB 300R emite 1,309 g/km de CO, 0,076 g/km de HC e 0,096 g/km de NOx.


O chassi, do tipo berço semiduplo em aço tubular, proporciona resistência às torções e excelente dirigibilidade. O modelo é equipado com partida elétrica e bateria selada, isenta de manutenção periódica.


As suspensões dianteira, do tipo garfo telescópico com 130 mm de curso, e traseira, do tipo monoamortecida com 105 mm de curso, oferecem estabilidade e conforto. A CB 300R utiliza pneus esportivos largos e de perfil baixo, que garantem estabilidade, tração e aderência. Já as rodas de alumínio de cinco raios duplos e 17’’ possuem desenho exclusivo, reforçando a esportividade.


O painel traz tacômetro de ponteiro em combinação com velocímetro, hodômetros total e parcial e marcador de nível de combustível no display digital, além de luzes indicadoras da injeção eletrônica, neutro, farol alto, sinalizadores de direção e de diagnóstico do sistema ABS.


A motocicleta conta também com o Sistema Honda de Proteção, composto por shutter-key (fechadura adicional acionada com chave sextavada e combinações magnéticas) e comb-lock (trava do guidão combinada à chave de ignição).


Jornalista Responsável: Ricardo Ghigonetto (Mtb. 14.150)





CB 300R com C-ABS

Especificações Técnicas

Categoria
Street Sport
Motor
DOHC, 291,6 cm3, 4 tempos, 4 válvulas, arrefecido a ar
Potência máxima
26,53 cv a 7.500 rpm
Torque máximo
2,81 kgf.m a 6.000 rpm
Diâmetro x curso
79,0 x 59,5 mm
Alimentação
Injeção eletrônica de combustível PGM-FI
Relação de compressão
9,0 : 1
Sistema de lubrificação
Forçada, por bomba trocoidal
Sistema de ignição
Eletrônica
Bateria
12V – 6 Ah
Farol (alto/baixo)
60/55W
Sistema de partida
Elétrica
Capacidade do tanque
18 litros (3,0 litros de reserva)
Óleo do motor
2,0 litros (1,5 litro para troca)
Transmissão
5 velocidades
Transmissão final
Corrente com anéis de vedação
Embreagem
Multidisco em banho de óleo
Suspensão dianteira
Garfo telescópico com 130 mm de curso
Suspensão traseira
Monoamortecida com 105 mm de curso
Freio dianteiro
Disco simples de 276 mm de diâmetro com cáliper de três pistões
Freio traseiro
A disco com 240 mm de diâmetro
Pneu dianteiro
110/70 – 17M/C (54H)
Pneu traseiro
140/70 – 17M/C (66H)
Chassi
Berço semiduplo
Altura do assento
781 mm
Altura mínima do solo
183 mm
Dimensões (c x l x a)
2.085 x 745 x 1.040
Entre-eixos
1.402 mm
Peso seco
148 kg
Cores
Preta, vermelha, amarela metálica e prata metálica
Preço
R$ 13.990,00


Ficha técnica Honda CB 300R:
 Motor:
 DOHC, monocilíndrico, 4 tempos, 4 válvulas, arrefecido a ar
 Cilindrada:
 291,6 centímetros cúbicos
 Potência máxima:
 26,53 cv a 7.500 rpm
 Torque máximo:
 2,81 kg.f.m a 6.000 rpm
 Diâmetro e curso:
 79,0 x 59,5 mm
 Alimentação:
 Injeção eletrônica de combustível PGM-FI
 Ignição:
 Eletrônica
 Taxa de compressão:
  9,0:1
 Partida:
 Elétrica
 Bateria:
12 V - 6Ah
 Transmissão:
 5 marchas com transmissão final por corrente
 Suspensão:
 Dianteira por garfo telescópico com 130 mm de curso.
 Traseira monoamortecida com 105 mm de curso.
 Freios:
 Disco simples de 276 mm de diâmetro com pinça de pistão duplo na dianteira.
 Tambor com 130 mm na traseira.
 Pneus:
 Dianteiro, 110/70 - 17M/C (54H);
 Traseiro, 140/70 - 17M/C (66H).
 Chassi:
 Berço semiduplo
 Dimensões:
 2.085 (comprimento), 745 mm (largura), 1.040 mm (altura); 1.402 mm (entre-eixos); 781 mm (altura do assento) e 183 mm (altura mínima do solo)
 Tanque:
 18 litros (3 l na reserva)
 Peso:
 143 kg a seco
 Cores:
 Preta, vermelha, amarela metálica e prata metálica
 Preço:
 R$ 11.490,00







Galeria: