Com o objetivo de fortalecer ainda mais a família CG, líder absoluta em vendas no mercado nacional de duas rodas, e oferecer a seus usuários uma opção mais completa, que proporcione prazer e status, a Honda apresenta ao consumidor brasileiro a nova CG 150 Titan Mix EX.
A sigla “EX” deriva da palavra “exclusividade”, característica inerente ao modelo e que o diferencia dos demais integrantes da linha. Isto porque agrega esportividade dentro da categoria Utility, disponibilizando aos usuários uma motocicleta ainda mais sofisticada.
A CG 150 Titan Mix EX substitui a versão ESD do modelo, que não será mais comercializada. Ela é ideal para uso urbano, para locomoção no dia a dia e lazer nos finais de semana. O modelo está em sintonia com as aspirações de um público que valoriza tecnologia, estilo e, sobretudo, diferenciação.
Inspiração na CB 300R
As alterações de design aplicadas à CG 150 Titan Mix EX tiveram como principal fonte de inspiração a CB 300R, lançada em junho deste ano e muito bem recebida pelo público brasileiro.
A rabeta pintada na cor principal da motocicleta e as tampas laterais em preto fosco transmitem visual mais harmonioso e contribuem com a esportividade do modelo.
As rodas e o suporte das pedaleiras em alumínio e o freio dianteiro a disco tornam a motocicleta ainda mais completa e sofisticada, agregando todo o status desejado por seus consumidores.
Para completar o conjunto, a parte superior da carenagem frontal que envolve o farol agora conta com aplicação em preto – tendência nitidamente vinda da CB 300R.
Receita de sucesso
A CG 150 Titan Mix EX possui todos os atributos das versões KS e ES – motorização com tecnologia bicombustível, chassi resistente, sistema de suspensões e freios eficientes.
Inspirada em motocicletas naked de maior cilindrada, tem design moderno e ousado. A lateral e o motor formam um conjunto uniforme, os piscas são integrados tanto na dianteira quanto na traseira e o tanque robusto possui linhas harmoniosas e marcantes.
O painel de instrumentos apresenta grafismo com fundo verde – remetendo ao tema da preservação ambiental. Além de velocímetro, luzes indicadoras de direção, farol alto e neutro, marcador de combustível, hodômetros total e parcial e luz de diagnóstico da injeção eletrônica, o modelo também conta com as luzes “MIX” e “ALC”, que fornecem informações que orientam os usuários sobre a partida a frio.
O chassi, em aço estampado, oferece rigidez às torções e agilidade em manobras urbanas. O tanque, com capacidade para armazenar 16,1 litros de combustível, proporciona conforto ao piloto, devido ao melhor encaixe de suas pernas.
O motor OHC (Over Head Camshaft), monocilíndrico, quatro tempos, de 149,2 cm3, arrefecido a ar, com comando de válvulas no cabeçote e balancim, ambos roletados, é alimentado por sistema de injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection). O modelo bicombustível roda com álcool, gasolina ou com a mistura de ambos em qualquer proporção.
Com relação ao desempenho, a utilização da gasolina permite um funcionamento mais linear e progressivo do motor. Já o álcool favorece um comportamento mais vigoroso e ligeiramente mais potente. Enquanto a motocicleta desenvolve 1,32 kgf.m de torque a 6.500 rpm e 14,2 cv de potência a 8.500 rpm quando abastecida com gasolina, estes valores sobem para 1,45 kgf.m e 14,3 cv, respectivamente, quando utilizado o álcool.
Vale lembrar que, nas duas situações, atende-se com folga aos limites de emissões estabelecidos pela terceira fase do Promot, conforme tabela abaixo:
Limite de emissões estabelecido pelo PROMOT 3 | CG 150 Titan Mix EX | ||||
Gasolina | Diferença | Álcool | Diferença | ||
CO (monóxido de carbono) | 2,0 g/km | 0,658 g/km | - 67,1% | 0,444 g/km | - 77,8% |
HC (hidrocarbonetos) | 0,8 g/km | 0,146 g/km | - 81,8% | 0,143 g/km | - 82,1% |
NOx (oxido de nitrogenio) | 0,15 g/km | 0,068 g/km | - 54,7% | 0,102 g/km | - 32% |
A suspensão dianteira, formada por braço telescópico, tem curso de 130 mm. Na traseira, o braço oscilante possui curso de 101 mm. O conjunto, combinado aos amortecedores com cinco posições de regulagem da tensão da mola, proporciona conforto, progressividade e estabilidade, mesmo em pisos irregulares.
Os pneus, do tipo 80/100 – 18M/C 47P na dianteira e 90/90 – 18M/C 57P na traseira, garantem toda a aderência, segurança e conforto necessários para a pilotagem urbana do dia a dia.
Na dianteira, disco com 240 mm de diâmetro e cáliper de dois pistões garantem frenagem eficiente. Na traseira, há freio a tambor com 130 mm de diâmetro.
Para contribuir com a segurança, o modelo conta com o Sistema Honda de Proteção, composto por shutter-key (fechadura adicional acionada com chave sextavada e combinações magnéticas) e comb-lock (trava do guidão combinada à chave de ignição).
Disponível nas cores vermelha, preta, cinza metálica e laranja metálica, a CG 150 Titan Mix EX chega às concessionárias em outubro deste ano. Seu preço público sugerido será de R$ 7.265,00, com base no Estado de São Paulo, sem custos de frete e de seguro e redução provisória do Cofins. O modelo tem um ano de garantia, sem limite de quilometragem.
Jornalista Responsável: Ricardo Ghigonetto (Mtb. 14.150)
CG 150 Titan Mix EX
Especificações Técnicas / Ficha Técnica
Categoria | Utility |
Motor | OHC, monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a ar |
Cilindrada | 149,2 cc |
Potência Máxima | 10,4 kW (14,2 cv) a 8.500 rpm (gasolina) 10,5 kW (14,3 cv) a 8.500 rpm (álcool) |
Torque Máximo | 12,9 N.m (1,32 kgf.m) a 6.500 rpm (gasolina) 14,2 N.m (1,45 kgf.m) a 6.500 rpm (álcool) |
Diâmetro x Curso | 57,3 X 57,84 mm |
Sistema de Alimentação | Injeção Eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection) |
Relação de Compressão | 9,5 : 1 |
Ignição | Eletrônica |
Bateria | 12V – 5Ah |
Farol | 35/35W |
Sistema de Partida | Elétrica |
Tanque de Combustível | 16,1 litros |
Óleo do Motor | 1,2 litro |
Transmissão | 5 velocidades |
Embreagem | Multidisco em banho de óleo |
Sistema de Lubrificação | Forçada, por bomba trocoidal |
Suspensão Dianteira | Garfo telescópico com 130 mm de curso |
Suspensão Traseira | Braço oscilante com 101 mm de curso |
Freio Dianteiro / Diâmetro | A disco com 240 mm de diâmetro e cáliper de dois pistões |
Freio Traseiro / Diâmetro | A tambor com 130 mm de diâmetro |
Pneu Dianteiro | 80/100-18M/C 47P |
Pneu Traseiro | 90/90-18M/C 57P |
Chassi | Diamond frame |
Altura do Assento | 792 mm |
Distância Mínima do Solo | 165 mm |
Dimensões (C x L x A) | 1.988 X 730 X 1.098 mm |
Distância entre Eixos | 1.315 mm |
Peso Seco | 116,9 kg |
Cores | Vermelha, preta, cinza metálica e laranja metálica |
Preço público sugerido | R$ 7.265,00 |